24 de jun. de 2022

Prepare-se para o Grande Reset!


O Grande Reset (em inglês, Great Reset) é um conceito que foi popularizado recentemente por uma fala de Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial. Ele trata do novo modelo socioeconômico a ser abraçado pelo mundo logo após o esgotamento do atual sistema financeiro baseado em largo endividamento governamental, que se agravou após a Segunda Guerra Mundial e tomou rumos jamais previstos antes do rompimento do acordo de Bretton-Woods, que desatrelou a emissão de dólares condicionada a reserva de ouro. 

Por isso, diz-se que o dinheiro impresso pelos bancos centrais dos países passou a valer praticamente nada, pois não era lastreado senão por promessas de pagamento. De fato, o maior esquema de pirâmide financeira é aquele levado a cabo por bancos centrais, que obrigam os cidadãos de seus países a receberem um papel que nada mais é que uma promessa.




Para que não haja (e haverá) caos social mundial assim que os governos declararem insolvência (incapacidade de honrar seus débitos para com credores, esses, sim, sustentam a máquina de gastos), na impossibilidade de aumentar mais os impostos e com preços de itens básicos na estratosfera, as maiores instituições financeiras, em esforços coordenados de "demolição controlada" do atual sistema escravocrata, operarão uma transição, por meios tecnológicos, para um sistema financeiro centralizado, seguro, com limites para emissão de moeda (as CBDCs, Moeda Digital de Banco Central).

Esse novo sistema começará a ser implantado por meio de computação quântica (que controlará o fluxo de transações mundiais em tempo real) e do protocolo ISO20022, substitituto do atual sistema SWIFT (padrão para envio de dinheiro entre países). Após a substituição das moedas fiat (papel-moeda) por CBDCs, uma cesta de moedas suplantará o dólar como moeda de reserva internacional. Tais moedas - hoje, criptomoedas - terão seu valor lastreado em metais preciosos. Vigorará, então, uma nova versão do padrão-ouro de garantia de valor.

Os ativos compatíveis com o protocolo ISO20022, por ora, são:

  • XRP;
  • Lumen (XLM);
  • XDC;
  • Algorand (ALGO), e;
  • Miota (IOTA).
Possivelmente, Cardano (ADA) e Hedera Hashgraph (HBAR) sejam declaradas compatíveis, em breve.





As finanças do futuro exigirão rapidez, baixo custo, segurança e escalabilidade das plataformas. O Bitcoin, se conseguir vencer os desafios atuais (baixa escalabilidade, alto custo de energia, altas taxas de transação, centralização da governança, entre outros), pode permanecer como reserva de valor desde que a volatilidade caia. Senão, nem reserva de valor será, e muito menos moeda global (dadas as incertezas regulatórias).

Não espere que fique claro demais que tais ativos (listados) acima irão valorizar, pois o Mercado já terá percebido o mesmo que você, só que bem antes. Lembre-se: o Mercado sempre se antecipa aos acontecimentos na medida do possível. Monte sua posição neles, aos poucos, e retire-os das exchanges para sua cold wallet de confiança. Este será seu tesouro de longo prazo. Não adiantará chorar quando, no futuro, você tiver apenas CBDC (Real Digital), controlada pelo Banco Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prepare-se para o Grande Reset!

O Grande Reset  (em inglês, Great Reset ) é um conceito que foi popularizado recentemente por uma fala de Klaus Schwab, presidente do Fórum ...